Translate

sábado, 5 de dezembro de 2015

Me apresentando e contando um pouco da minha história com os jogos de luta.

Olá! Eu sou o José Paulo mais conhecido por JP5k, tenho 25 anos sou baiano da cidade de Xique-Xique. Quero aqui contar um pouco de como comecei neste que podemos, chamar de estilo de vida, óbvio, para quem o segue rigorosamente. Espero com este Blog não só ajudar, mas, passar notícias e opiniões para quem sabe criar uma comunidade ainda mais forte do que já é. Vamos lá.

Comecei com meu amor por jogos de luta desde pequeno com meus 5 anos, com um dos mais classícos de todos os jogos o Mortal Kombat 2 isso lá por volta de 1995 no Super Nintendo. Desde então fiquei vidrado em tudo que é jogo de luta ou Beat ´Em Up. Por volta de 1997, vi os primeiros Arcades com Samurai Shodown 2 e Real bout, aquilo para uma pobre criança foi uma grata surpresa. Ver em pleno vapor os arcades com aqueles gráficos que para a época eram simplesmente demais. Ou, vai dizer que ainda não ficam surpresos com os gráficos do Samurai Shodown 4
Ganhei um cartucho do Mortal Kombat 3 Ultimate e aquilo foi simplesmente tudo que queria e sonhava naquele tempo. Neste mesmo ano que já era 1998 vi pela primeira vez um Arcade com o The King Of Fighters 97, pronto a partir daquele ponto começava uma nova vida.




Foi amor a primeira vista quando avistei no bar o KOF'97 que estava também acompanhado de outra máquina um Street Fighter 2, daqueles que o Ryu da trocentos Hadoukens ao mesmo tempo e o Guile dava Sonics Boom por toda a tela. Neste mesmo ano ainda dei sorte de conferir o KOF'98. Como o trabalho do meu pai sempre nos obrigava a está mudando de casa, deu para conhecer um monte de novos lugares e arcades. No ano seguinte 1999 foi o ano que mais vi Arcades com jogos que não conhecia. Sempre na ida para à escola passava por bares, mercearias e casa de jogos, foi onde vi o Street Fighter Zero e o  Cadillacs and Dinosaurs. Foi neste ano que quase explodo meu pobre coração quando acertei meu primeito Fatality no MK3U, com o Kano e no controle de três botões da SEGA. Só quem jogou MK no controle três botões da SEGA sabe o quanto difícil era jogar naquilo. Por volta do ano 2000 foi quando tive o prazer de jogar minha primeira ficha de KOF'97 me tremia todo, e ainda tive ajuda de um cara da casa de jogos mais não fui muito longe. Detalhe só não tinha jogado ainda por que meu pai falava que se me pegasse jogando em um lugar daqueles quebraria meus dedos.



Me desfiz do MEGA DRIVE III, parti para um Dynavision Radical(que de radical não tinha nada) não curti muito o console e logo foi pra venda. E então no mesmo ano que já era 2001 comprei um Super Nintendo, daqueles que apertava no meio e a fita como em uma torradeira pulava. Nele foi bom que eu tinha um MK3 e um tal de Killer Instinct.
Killer Instinct foi um dos jogos mais legais que joguei, isso por que era diferenciado e por já esta saturado do MK. Foi então que também me desfiz do Super Nintendo.




Então em 2002 com meu PlayStation One começou de vez na minha vida a era SNK. Joguei muito, mais muito mesmo o KOF'96, 97, 98, 99, Samurai Shodown 4 Amakusa's Revenge e Capcom vs SNK: Millenium Fight 2000. Em uma eltetrônica(lugar onde conserta Tv's,  microsistem e etc) perto da minha casa  tive acesso a outros jogos que não conhecia como o The King Os Fighters 2000, Garou: Mark  of Wolves, Real Bout Special. Depois de prazerosos 4 anos com o meu PSOne tive que vende-lo, mas, ele não foi para muito longe e sim para a casa de um vizinho que tinha um amigo recheado de jogos. A partir daí conheci os então super estranhos The Last Blade e Guilty Gear .



Chegou o PC, mudou minha vida de vez a partir daquele momento comecei minha vida de emuladores como o NeoRage, Kawaks e Nebula. Tive a oportunidade de jogar os mais variados jogos de luta que consegui, o mais difícil ate hoje sem sombra de dúvidas foi o Kizuna Encounter que nunca terminei, e um dos mais divertidos foi o Waku Waku. 
E não só de Neo Geo vivera o homem! 
Joguei também muitos jogos da Capcom  que são bons como o Pocket Fighter, Marvel vs Capcom, a serie Alpha do Street Fighter  e alguns Beat 'Em Ups. Confesso que o jogo mais casca grossa que eu consegui emular até hoje foi o The King Of Fighters NeoWave.



Comecei a acumular alguns consoles como o GameCube que no princípio era só para jogar Resident Evil Rebirth e o Zero. Mas tive gratas surpresas com o Capcom vs SNK 2: Mark of the Millennium 2001 e o SoulCalibur 2 que tinha o Link do jogo Zelda. Super Nintendo Baby o mais recente, com um jogo que até então conhecia mas nunca  tinha jogado o Primal Rage.




A etapa da minha vida da produção de material para os fãs de jogos de luta tem ínicio em 2012, quando pulei de cabeça neste mundo novo. A EVO que é o maior campeonato de jogos de luta do mundo, foi o divisor de águas depois de terminar a transmissão do  Super Street Fighter IV: Arcade Edition 2012, decidi que participaria de algum jeito. Acompanhando todas as notícias que conseguia pelos grandes sites da época como o Portal Versus fui percebendo que aquela era minha praia. No ano seguinte comprei o SSFIV AE e um controle Hori, na EVO não perdi um momento se que da transmissão. Quando em novembro se não me engano abriu inscrições para ser blogueiro do Portal Versus, fiz a inscrição e como uma das tarefas tive que fazer uma materia com a temática jogos de luta. Escrevi algo que ate hoje não vi em nenhum site ou fórum, mas, espero um dia torná-la pública. Passei, fiquei de molho ate fevereiro de 2014 que foi quando realmente comecei a publicar no Portal Versus, desde então escrevi sobre mulheres no cenário que é dominado por maioria masculina, pessoas com deficiência que tem controles adaptados e um possível jogo para fazer um crossover com o Mortal Kombat.




Em 2015 dei o ponta pé inicial em um projeto particular que estava em mente desde 2011, o canal no YouTube chamado Caminho da Luta, clique aqui para ir a página do canal. Começando as atividades em abril deste ano, venho sempre com a propósta de fazer um resumo do que rolou durante a semana. Mas, recentemente estou muito sem tempo por começar outros porjetos pessoas que dão rendimento.

Mais faço tudo com amor, por este estilo de vida que são os jogos de luta.

Espero que acompanhem sempre não só o Blog como também Twitter, Facebook e o canal no YouTube.

Em um futuro próximo espero esta fazendo um vídeo mais completo abordando este mesmo assunto. Só que com muitos detalhes.

Abraços! E vamos em frente.

2 comentários:

  1. Fala Jp5k! Td bem? Cara, gostei da iniciativa, eu tmb me apresentei como voluntário para colaborador do portal versus, e compartilho uma história como sua no mundo dos fighting games. Só não tenho sua coragem e iniciativa! Mas se preci sar de um colaborador ou uma ajuda com conteúdos, vamos trocar uma idéia. Meu email:
    Msn2dan@hotmail.com ou pelo steam, o nick é danxpert. Sucesso à VC fighter!

    ResponderExcluir
  2. Fala Jp5k! Td bem? Cara, gostei da iniciativa, eu tmb me apresentei como voluntário para colaborador do portal versus, e compartilho uma história como sua no mundo dos fighting games. Só não tenho sua coragem e iniciativa! Mas se preci sar de um colaborador ou uma ajuda com conteúdos, vamos trocar uma idéia. Meu email:
    Msn2dan@hotmail.com ou pelo steam, o nick é danxpert. Sucesso à VC fighter!

    ResponderExcluir