Translate

domingo, 19 de junho de 2016

Qual é a duração da vida de jogos luta.



Recentemente o Ed Boon criador da série Mortal Kombat veio anunciar o Injustice 2. Jogo este tematizado com os heróis da DC Comics cujo o dono é  a Warner Brothers que, também é dona do estúdios NetherRealms da qual era a antiga Willians.

Pois bem o assunto aqui é o quanto um jogo de luta grande dura no mercado dos jogos que a cada dia fica mais acirrado. Por que eu citei o Mortal Kombat, simples, vou explicar. O Mortal Kombat 9 foi lançado no dia 19 de Abril de 2011 e então ele foi para a lineup da maior competição dos jogos de luta o Evolution que ocorre sempre no mês de Julho e ficou na linha principal encerrando sua aparição no ano de 2013.  Quem o substituiu foi justamente o Injustice que lançado no ano de 2013 foi para a linha principal e lá permaneceu até o ano seguinte(2014). Neste caso o Injustice teve somente dois anos de vida no cenário competitivo.

Injustice 2 pode ser o substituto do MKX no ano de 2017? Resposta, "Sim", bem provavelmente ele vá fazer este papel na EVO o de transição, ou, manutenção de público para a NetherRealms. Fazendo assim como seu antecessor o MKX tenha somente três anos no circuito principal dos jogos de luta. Mas aí você se pergunta e a NetherRealms não esta fazendo um próprio circuito de competições para o jogo. E eu te digo que sim ela esta. Não vá ser algo que vá durar para sempre já que a própria produtora do MKX deu um tiro no pé ao dizer que não vai mais lançar pacotes de DLC's do jogo para o PC. Plataforma esta que é uma das mais populares e que tem um bom público e foi abandonada pela NetherRealms, que não vai deixar de lançar DLC's para os consoles. Mas acredito eu que o desgaste do jogo para com o público não vá deixar o MKX e Injustice 2 ficar muito tempo na estrada, nas competições pelo globo terrestre.

Vamos agora para o jogo da Japan Capcule Computer ,ou, como todos conhecemos Capcom. Já os jogos feitos pela Capcom parecem ter uma vida maior? Não, eles têm uma sobrevida maior já que a empresa saber fazer DLC's e contam com um público apaixonado pelo jogo, eu disse pelo jogo. Vamos para o Street Fighter IV que foi lançado em julho de 2008 para os Arcades(Fliperamas no Brasil)  e foi para a EVO em somente uma edição a de 2009. No ano seguinte quem figurou na EVO 2010 foi o Super Street Fighter IV. E as atualizações que ocorreram depois foi por ano com o pacote SSFIV Arcade Edition na EVO 2011, a atualização do mesmo pacote intitulado v2012 na EVO 2012 que durou até a EVO do ano seguinte. Tivemos então a última expansão para o SFIV o ULTRA que perdurou nas EVO's de 2014 e 2015. Vou falar brevemente aqui(já que pretendo escrever mais sobre este super game) da série Marvel Vs Capcom 3, que foi lançado em 2011 participando da EVO do mesmo ano e sendo substituído por sua versão Ultimate no ano seguinte perdurando lá até a EVO 2016. O UMVC3 é um dos que mais duraram na lista. Se este é o último ano dele lá não saberemos mas acredito que não. Já não é o mesmo caso de Street Fighter X Tekken que foi lançado em 2012 e durou somente a EVO do mesmo ano e de 2013, sendo mandado para o limbo.

Vamos passar agora por um dos jogos mais velhos na que ainda ou melhor voltou a figurar na EVO. O Super Smash Bros. Melee é um jogo de 2001 que fez sua estreia na EVO 2007 indo até o ano seguinte. Voltando no ano de 2013(detalhe com mais de 4 mil pessoas inscritas) por meio de uma campanha onde o público que fizesse maior doação entraria para a lineup como o oitavo e ultimo jogo, ganhou arrecadando mais de 94 mil dólares que foram destinados ao combate do câncer de mama. Depois no ano de 2014 a competição recebeu o apoio da Nintendo e ficando assim na linha principal da EVO de 2013 ate 2016. Já o último jogo lançado da série a versão WiiU esteve na EVO do ano passado e deste ano já esta na alinha principal.

Killer Instinct dos estúdios Microsoft foi lançado já no finalzinho do ano de 2013 junto com o Xbox One. Jogo que esta na linha principal da EVO desde 2014 até e já esta confirmado também este ano. Jogo que tem muita lenha para queimar já que ele ditou o lançamento de personagens por temporadas e que ainda não tem previsão para acabar. Este é um jogo muito forte, na "minha opinião" o melhor jogo norte americano no quesito luta, mas, que deve figurar por mais duas EVO's contando com esta.

E não poderia ficar de fora desta matéria um dos grandes pilares dos jogos de luta o The King Of Fighters XIII. O jogo de luta da SNK PLAYMORE, foi lançado para os Arcades na metade do ano de 2010, chegando um ano e meio depois para os consoles e só entrando na EVO no ano de 2012 onde ficou ate o ano de 2014.

O Tekken 6 da grande produtora Bandai Namco figurou por duas EVO's as de 2010 e 2011, sendo que o jogo chegou para os consoles em 2009. E tem o Tekken 7 que nem foi lançado para os consoles mas já vai participar de sua segunda EVO este ano.

Usei aqui o maior evento de jogos de luta do mundo(considerado pelo menos) o EVOLUTION, que ocorre todos os anos desde 1996. Peguei então os jogos mais recentes do ano de 2009 até 2016 para ter uma média de títulos. E a resposta é a duração de um jogo para torneios é de média 2.07 anos. Levando em conta que o mais velho da lista é o todo poderoso Ultimate Marvel VS Capcom 3 com cinco anos de torneio, o SFIV série não é levado tão em conta como título figurão por simplesmente receber outro subtítulo e atualizações coisa que o UMVC3 não vê faz anos.

O que realmente faz o jogo durar são seus fãs que adicionam amor incondicional a determinado jogo ou título de uma série que, passaram ele para futuros jogadores fazendo com que os jogos de luta não morram e assim virem clássicos.

Espero que tenham gostado desta matéria e não deixem de assistir aos vídeos do canal no YouTube e comentar no Facebook.
Compartilhem também com aquele seu amigo que curte jogos de luta.

Fontes:  Shoryuken, Smash Wikki, Event Hubs e Calcular média.

4 comentários:

  1. gostei da materia, so devo discordar da relacao entre "duracao de um jogo" e "presenca na EVO"; a presenca da EVO (ao meu ver) tem relacao com quantidade de jogadores ou pessoas interessadas em assistir os torneios via stream ou ao vivo, ou patrocinio, como dizem, "siga o dinheiro"; no entanto, jogos que sao fortes em uma regiao podem nao ser fortes em outra, e vice-versa.

    Fora isso, felizmente ha diversidade de torneios (no ocidente ou oriente) mesmo para os jogos mais conhecidos; seria desejavel que o publico venha a conhece-los e nao se limite a EVO como referencia aos jogos de luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha lido a matéria e comentado. Como eu escrevi no final o que faz a duração é o amor da comunidade de determinado jogo de luta. Um jogo não tem duração, o que eu quis mostrar no texto é que a EVO dita sim a duração de um jogo no cenário competitivo. Como exemplo vamos pegar o UMVC3 que tem uma pequena comunidade por agora mas, que se tivesse saído da linha principal provavelmente seria ainda mais pequena. Isso não quer dizer que ele seria extinto mas que seriam muito poucos jogadores interessados, já que os campeonatos seriam poucos e os jogadores profissionais visam também os jogos da temporada. E o peso que a EVO tem sendo um dos maiores campeonatos não dedicados a um único jogo, como a Capcom Cup, os eventos do Mortal Kombat e Killer Instinct. Vão sim ter outros torneios para determinado jogos mas como a EVO também é uma vitrine para os jogadores que procuram patrocinadores.

      Excluir
    2. podemos considerar os torneios da lineup principal da EVO como um reflexo do retorno esperado por parte dos jogadores, visitantes, patrocinadores, etc., no entanto, a questao do *incentivo* (para os jogadores da regiao) em continuar jogando o jogo apos a EVO eh algo complicado; se o jogo nao eh bem divulgado (no caso de franquias mais novas e/ou menos populares, portanto tendo menos procura por parte da midia especializada) ou nao tem playerbase bem estabelecida o suficiente (como Marvel e SF, tradicionalmente fortes nos EUA), ou se houverem lancamentos de outras empresas (o que poderia "roubar" a atencao de potenciais compradores/frequentadores de flipers para os jogos novos, resultando em uma reducao do "tempo de vida" do jogo "antigo", e consequente antecipacao da producao e lancamento de um jogo novo ou atualizacao), os jogadores que priorizam quantidade de jogadores (sobre a preferencia pessoal pelo jogo) acabam parando de tentar melhorar no jogo assim que a EVO acaba, ja antecipando que o jogo nao vai estar presente na lineup principal da EVO do ano seguinte (dando lugar a outros lancamentos), mesmo que o jogo tenha bem mais a oferecer (em termos de diversao, profundidade, potencial competitivo) do que somente o tempo de duracao da EVO. Imagino que este problema em parte se deve a cultura de "foco em um ou poucos jogos", aonde nao apenas o jogador tenta "maximizar" o aprendizado (ou o tempo dedicado ao aprendizado) em um ou alguns jogos, mas pode simplesmente evitar tentar competir (e pra isso, comecar a jogar) em outros jogos puramente por ter "desvantagem de tempo de aprendizado"; sendo assim, mesmo que haja a opcao de continuar jogando um "jogo da temporada" apos a EVO, a pessoa acaba achando melhor migrar pra um jogo novo onde "ninguem tem vantagem de tempo de aprendizado", em vez de continuar jogando um jogo que ela gosta.

      Excluir
    3. citei no meu comentario anterior que SF e Marvel sao fortes nos EUA, acabei esquecendo de dizer que enquanto SFIV recebia atualizacoes, o UMvC3 nao podia recebe-las por causa do fim do contrato ( http://www.eventhubs.com/news/2014/mar/22/capcom-expired-contract-means-we-cant-create-or-alter-umvc3-content-marvel-says-fans-will-have-wait-and-see-combining-universes/ ); se o jogo recebesse atualizacoes (e elas nao desagradassem significativamente a playerbase), a versao mais atual tenderia a ser a preferida.

      Concordo que a EVO pode influenciar a decisao de jogadores locais em continuar jogando os jogos ou nao (competitivamente), conforme descrevi no post anterior, no entanto a concorrencia interna (das desevolvedoras), que eh algo natural, contribui para a "rotatividade" de franquias mais novas na lineup principal da EVO. Pelo menos o cenario atualmente parece ser mais favoravel, com mais torneios no ocidente (embora tenham tambem surgido torneios no oriente apos o fim da SBO) em parte gracas a EVO (pela atencao que ela gera em torno dos jogos de luta, tanto pessoas que nao conhecem o genero podem conhecer tanto os jogos da lineup principal como side tournaments e gradualmente, conhecer a presenca de outros torneios e comunidades no ocidente e oriente).

      Excluir