Translate

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Princípios Samurai no seu estilo de vida e jogo.




Venho hoje trazer aqui uma visão filosófica antiga do Japão. O Bushido que é o código de honra dos Samurais. Em, que era levado muito a sério e que fazia a beleza por trás do modo de agir deles. Pois bem, em quanto eu navegava pela internet me deparei com um artigo do site Incrível.club que, relatava os sete princípios dos samurais. Tendo como base esse artigo vou tentar ao máximo destrincha-lo para o mundo dos E-Sports mais preferencialmente o de jogos de luta. Espero que todos possam se encontrar no jogo a partir deles.
Todo o texto em negrito é do artigo original que pode ser conferido clicando aqui ou na fonte logo no final da página. Clique aqui dê o play e volte para ler o artigo.




Bushido, o ‘caminho do guerreiro’, é o código de conduta dos samurais, um conjunto de regras e recomendações que se aplicam tanto na guerra quanto na vida, de forma geral. Os samurais eram, ao mesmo tempo, guerreiros valentes e filósofos incríveis e, por isso, eram considerados as pessoas mais exitosas do seu tempo.
O Incrível.club o convida a conhecer os princípios dos antigos e extraordinários guerreiros japoneses..



Gi — Justiça. Seja sempre justo em suas ações. Confie em seu juízo, não no juízo dos outros. Para um samurai, não existe o cinza na hora de avaliar a honra e a justiça: as coisas são brancas ou pretas, a verdade ou a mentira, sem meio termo. Uma pessoa honesta tem a alma pura e não teme a verdade.
A justiça nem sempre esta presente no mundo dos jogos de luta. Tendo como um dos maiores vilões a baixa infraestrutura do país em que vivemos que nos afeta no quesito "NETCODE". Vamos ilustrar mentalmente aqui aquela partida online em que você esta bem mas, bugs do modo online te dão uma dura rasteira. A benevolência entra aqui mas, é um item a ser abordado mais tarde. 

                                            Justiça para você mesmo.

O quê seria esta tal "justiça para você mesmo"? Simples, justiça para seus esforços. Quando você entra no training mode para exaustivamente, treinar por mais de quatro ou seis horas. E comete atos de inadimplência com seu corpo como dormir mal, falta de exercícios e o lazer. Vamos abordar cada um dos itens citados.

O dormir mal, sim para quem pensa que não quando se tem o objetivo de melhorar em alguma coisa na vida uma das melhores coisas é revisar seu sono. Se você dorme muito mal quando acorda pela manhã no seu subconsciente fica aquela sensação de que o dia não vai ser proveitoso. E o corpo reclama muito com a falta de concentração e as inúmeras fadigas musculares.

Exercícios são essenciais para se manter bem e conectado com sua mente. Partindo do principio que corrigem sua postura, não sentir dor é criar um espaço para pensar em outras coisas. Lembrando que como usamos muitos os pulsos é sempre bom fortalecer a musculatura em volta, e nos manter sempre aquecidos. No jogo de luta o reflexo da mente tem que sempre se manter afiado com o físico.

Lazer uma das mais importantes. A mente sempre trabalha a mil mas da um descanso merecido para ela é essencial. Quando um pintor quer inspiração sai por aí para ver o mundo e buscar ampliar sua visão. Busque sempre esta por perto das pessoas que te rodeiam, amigos(que curtem jogos de lura), passeios, namoros ou meditar. Sempre busque novas inspirações para se manter sempre fresco.


Yu — Coragem. Levante-se sobre a multidão, não se esconda. Ocultar-se como uma tartaruga sob a carapaça não é vida. Um verdadeiro samurai deve ter espírito heroico. É arriscado, mas só assim se vive plenamente. A coragem, no entanto, não é cega; um guerreiro de verdade age com parcimônia e sabedoria. Substitui o medo por respeito e precaução.

Não pense que é o melhor do mundo pelo fato de ser bom o bastante onde vive. Lembre-se que o mundo é grande e nele moram pessoas que se superam todos os dias. Tenha coragem o bastante para ir a competições mostra suas táticas, seu esforço e sua habilidade. Na realidade de ser brasileiro e mais sem patrocínio, tem de haver muita coragem mesmo para poder ir a outros estado competir e representar seu time. Pois bem, coragem também para planejar sua próxima empreitada não se acovardar frente aos seus mais ambiciosos sonhos.  

Como diz no testo em negrito "É arriscado, mas só assim se vive plenamente", nada de corpo mole para seus objetivos lembre que quanto maior o esforço maior a recompensa.


Jin — Benevolência. Compaixão e piedade. Um treinamento intenso fortalece o samurai. E o poder que o guerreiro recebe deve ser usado para o bem de todos. Se o destino não mostra tal oportunidade, o samurai deve encontrá-la por sua conta.

Esse é o quesito mais difícil de se por em prática. Como praticar benevolência e um mundo tão competitivo? Pelo simples motivo de estarmos sempre buscando a vitória a ponto de ficarmos totalmente cegos. Vou citar aqui alguns exemplos:

Primeiro caso, o do jogador Ogawazato jogador de Zato-1 contra o Woshige jogador de Milia Rage, na EVO de 2015 o Woshige conseguiu empatar a partida levando para o terceiro round decisivo só que, em um momento de excitação se levantou para comemorar o empate pensando que tinha acabado o embate, Ogawazato se manteve frio e ficou sentado esperando o começo do terceiro round, onde ele simplesmente parecia que estava no training mode mandou ver em um combo de mais de 50% de dano na barra de life.

Segundo caso, na mesma EVO o final de Ultra Street Fighter IV entre os jogadores EG| Momochi jogando de Evil Ryu contra AVM|Gamer Bee jogando com Adon acontece uma coisa peculiar o controle do Momochi simplesmente da uma pane e não funciona mais. Segundo as regras quando o jogo é interrompido por um jogador apertando pause a vitória do round vai pro outro, os juizes vem e o Gamer Bee decide apenas tirar a diferença de life. No que parece que iria recomeçar a partida a partir dos dois socos do Adon eles simplesmente  esperam começar o último round.

Terceiro caso, experiência própria fui participar do meu primeiro torneio em Ultra Street Fighter IV. Super nervoso estava ansioso esperando por minha vez até que fui chamado para lutar contra um Seth, fui de Ryu ganhei a brimeira batalha e fui para a segunda mandando super bem até que, perdi o primeiro round e no outro acertei um shoryuken dando counter mandei o Ultra 1 que por mais incrível não saiu cedo de mais e não acertou o Seth. O meu inimigo finalizou o round e por mais loucura que pareça apertei a mão dele e me levantei para ir embora, o cara olha pra mim e avisa que faltava outra luta, voltei e perdi.

Como tinha comentado anteriormente com um exemplo do NETCODE pois bem, não renda uma luta com leg querendo a pontuação. Simplesmente tente ao máximo termina-lá logo. Nem sempre a compaixão esta em render para se mostrar superior mas sim em terminar logo.

Explicando os três casos, o primeiro faltou a benevolência ao Ogawazato por se aproveitar de um momento para perseguir a vitória. No segundo o Gamer Bee aceitou o round que lhe era de direito mas aplicou somente dois socos, não fazendo outro comando especial que lhe poderia dar mais barra de especial, demonstrando benevolência. No terceiro, o meu inimigo poderia simplesmente ter feito como o Ogawazato e despenado o meu Ryu mas não avisou e achei isso muito cordial da parte dele.


Rei — Respeito, Cortesia. Um samurai não deve ser cruel e não precisa mostrar força. Mesmo diante de seu pior inimigo, deve ser respeitoso. Sem essa qualidade, não somos melhores que animais. A verdadeira força interior se manifesta nos conflitos.

Essa regra do Bushido é uma das mais bonitas. Não desrespeite seu rival, nunca! Pois você não sabe de onde pode vir o pior golpe se da sua arrogância ou de seu ego. Como exemplo mais recente temos o combate entre o Kane Blueriver contra o Filipino Champ, um dia antes do evento principal os dois jogaram e o Filipino mandou ver nas provocações, exagerando mesmo a ponto de gritar e insinuar teatralmente o placar a todo momento. Resultado deste dia ele ganhou de 15 à 10 em um FT 15, o Kane foi descansar para o outro dia onde, arregaçou o Filipino na grande final onde, resetou o contador e ganhou por 3 à 2.

A cortesia em abraçar o mais novo na comunidade fazendo dele um exemplo para que ele arrebate mais pessoas. Quando você é bem acolhido em uma cidade e pretende sempre voltar ou até morar lá, essa é a ideia.

O respeito é bom e mantem a sociedade melhor neste caso a comunidade. Lembrando que todos temos gosto diferente então respeitar é preciso!


Makoto — Honestidade, Sinceridade absoluta. Se um samurai se compromete a fazer algo, tem de cumprir. E nada no mundo poderá detê-lo. Não deve dar sua palavra ou se comprometer com nada de que não consiga dar conta. Falar e fazer, para um guerreiro são a mesma coisa; curiosamente, o ideograma consta de ‘falar’ (言) e ‘converter-se’ (成), ou, em outras palavras, dito e feito.

A honestidade em se empenhar para melhor servir. Todos os dias coloque suas metas mentalmente organizadas e fale bem alto todas, assim cria um vinculo com você mesmo. Já que falou tem que cumprir, criando este ótimo habito todos os dias pela manhã quando acorda vai ser mais fácil de realizar qualquer tarefa. Simplesmente você não pode mentir para si.

名誉


Meiyo — Honra. Para um samurai, só existe um juiz capa de julgar sua honra: ele mesmo. As decisões que toma refletem quem ele é de verdade. Um guerreiro não pode se esconder de si mesmo.

Este é com certeza o mais lembrado dos códigos samurai. Simplesmente seja honrado com que esta sempre te ajudando seja ele seu pai, mãe, patrocinador, time, cachorro ou qualquer outra ajuda. Como escrevi no item anterior você precisa ser antes de mais nada honesto consigo mesmo. Honra também a seus esforços nunca se amedronte diante das tortuosas dificuldades, elas sempre tem que ser superadas e o melhor você ganhou este conhecimento ao honrar suas horas de treinos, ao assistir aquelas partidas ou torneios , lendo a matérias, estudando os frames e outras coias do gênero.

忠義


Chuugi — Lealdade. Um samurai responde por suas ações assumindo voluntariamente a responsabilidade por seus atos. É absolutamente leal a seu superior e um exemplo para seus subordinados A palavra de um homem são suas pegadas: podem ser seguidas onde quer que você vá; tenha cuidado com onde leva suas palavras.

Seja leal para seguir todos os outros códigos samurai. Seja leal ao seu equipamento sempre  limpando, consertando e tirando o melhor que ele pode dar. Nos momentos certos seja também leal aos seus instintos não pondo a culpa no que foi seu erro. Em muitas horas nossa mente vai querer fazer com que fraquejemos mas, seja qual for a situação mantenha a lealdade acima de tudo no momento de pedir desculpas ao momento de rever seus pensamentos.


Então espero que todos tenham gostado e que tire algo de proveitoso deste digamos "destrinchamento" dos códigos samurai. Pondo em pratica muitas das dicas aqui você pode melhorar não só seu jogo como também a pessoa por trás de quem controla os personagens. 



Neste mundo quanto mais aprendemos, mais vemos que somos só em grão de arreia no deserto de conhecimento.
                                   "José Paulo (JP5k)"




Nenhum comentário:

Postar um comentário