Translate

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Como Street Fighter V colocou o mundo em pé de igualdade com os japoneses.

O pé de igualdade que o quinto capítulo da série Street Fighter nos presenteou em começarmos do mesmo ponto. Aperte os cintos que vou explicar. Em julho de 2008 Street Fighter 4 estreava nos arcades japoneses dando experiência de sobra para os nipônicos, poucos arcades chegaram na América do Norte em agosto do mesmo ano. Nos consoles os jogos chegaram em fevereiro de 2009. Não por isso você sempre via a cena japonesa dominando as EVO's. Isso porque o Lobby japonês era  muito fechado e não tinha o advento dos streaming como conhecemos hoje. Lembrando que Daigo esta no Guiness Book dos Jogos por sua incrível pontuação no jogo, para quem não sabe nos arcades japoneses tem um cartão que deixa salvo a pontuação. Veja a grande final do torneio de SFIV na EVO de 2009.


No ano seguinte o Daigo bateu o Ricky Ortiz por 2 a 1 na grande final. Já em 2011 o Fuudo foi campeão com seu Fei Long. Em 2012 mudamos o país mas não de região o Sul-coreano Infiltration foi campeão se tornando a grande revelação daquele ano no torneio. Veja a grande final:

 

Vamos a lista com todos os campeões das EVO's de SFIV: 
- Daigo Umehara em 2009 e 2010;
- Keita Ai "Fuudo" em 2011;
- Seon-woo Lee "Infiltration" em 2012;
- Kun Xian Ho "Xian" em 2013;
- Olivier Hai "Luffy" em 2014;
- Yusuke "Momochi" em 2015 último ano do jogo na EVO.

O Luffy é o único que foge da lista dos asiáticos. Isso mostra que dos sete torneios da série SFIV os  japoneses levantaram a taça por quatro oportunidades.

Agora entra o quinto capítulo da série, lançado em fevereiro de 2016 o jogo chegou as mão do mundo inteiro em uma única data. Dando mais oportunidades de todos chegarem ao topo ao mesmo tempo não por isso que hoje temos um grande jogador americano que é o Punk. O site Event Hubs fez um levantamento dos jogadores que mais ganharam torneios e o Victor "Punk" Woodley ficou em primeiro lugar com impressionantes 29 torneios. Segue o vídeo com o a lista: 
 
 
Pois bem a Capcom aproveitou que a expansão da internet pode da a oportunidade de todos jogarem o mesmo título na mesma data de lançamento. Isso trouxe oxigenação para a cena de jogos de luta que já estava carecendo de novos grandes players para deixar as coisas ainda mais interessantes. O mesmo podemos esperar do Street Fighter 6, gráficos novos e bem mais chamativos podem trazer ainda mais jogadores para o título da Capcom. Se vier com um gameplay ainda mais intuitivo e mecânicas que não deixem os novos jogadores atordoados e não esquecendo de um netcode arrojado, podemos ter um título que se assemelhe ao segundo jogo da série quem sabe não termos uma segunda era dourada dos jogos de luta?

Não deixem de comentar e compartilhar nos grupos de Whatsapp e com os amigos. Abraços e nos vemos em uma próxima oportunidade. 
 
Fontes: Link 01Link 02 e Link 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário